quarta-feira, 9 de janeiro de 2008

Radiohead: P2P e as vendas de edições físicas

Os Radiohead, banda que admiro, estão de parabéns.
Contra todas as expectativas, e contra tudo que tem sido escrito e dito acerca dos programas de partilha de ficheiros na internet (P2P e outros), os Radiohead atingem o 1º lugar no top britânico, na 1ª semana de vendas da edição física do último álbum In Rainbows, após este ter sido disponibilizado há cerca de 3 meses, na internet.

in Público online, 09/01/2008
Radiohead no 1.º lugar do top com CD oferecido na net
(...)
Em Outubro, numa operação nunca vista para um grupo da sua envergadura, os Radiohead colocaram gratuitamente o disco na Rede, sem qualquer estrutura editorial por trás. Ficava ao critério do consumidor a quantia a pagar pela música. Nos primeiros dias, um milhão de descarregamentos foram efectuados. A maior parte dos consumidores pagou pela música, mas muitos não.
(...)
Durante as últimas semanas, especulou-se se a edição física não iria constituir um fracasso de vendas, tendo em atenção que os admiradores do grupo já teriam adquirido a música na Internet.

Afinal, a acreditar nos resultados da primeira semana de lançamento, parece que não. Os Radiohead foram a única entrada nova no Top 40 britânico.

(Fim de refência)

Aqui está a prova, contra tudo e todos, de que quando se gosta de um álbum, não importa o dinheiro. Nada paga o prazer ser detentor de um original, quando se é fã de uma banda.
Não sou fundamentalista neste assunto. O meu conhecimento musical cresceu, como resultado da facilidade em adquirir música, através destes programas de partilha. A curiosidade levou-me, muitas vezes, a pesquisar e a "descarregar" os ficheiros. Em alguns casos desiludi-me, é certo... (acabando por decidir não adquirir) mas houve vezes em que, por ter gostado, acabei por comprar o original.

Se assim não fosse, eu não era nem mais nem menos feliz... apenas menos informada musicalmente.

Nenhum comentário: