sábado, 25 de agosto de 2007

"A criança que não queria falar"

Terminei, esta noite, o livro que já me acompanhava há alguns meses... Foi-me oferecido pela minha irmã. A autora,uma jovem professora, que se especializou no ensino de crianças com necessidades educativas especiais, descreve na 1ª pessoa, a sua "aventura" na descoberta da personalidade d' "A criança que não queria falar".

Talvez pelo facto de também eu ser professora, e de me interessar um pouco pela área das necessidades educativas especiais, senti necessidade de saber o quanto se pode estar, ou não, próximo afectivamente, de um aluno। Trata-se da história surpreendente da menina que, apelidada de "maluca", foi enviada para a aula de Torey Hayden (autora e personagem secundária da história). Sheila era uma criança com imensas dificuldades de sociabilidade, vinda de uma família com problemas. Fora abandonada pela mãe à beira da estrada e deixada a (sobre)viver com o pai alcoólico, tornou-se revoltada e agressiva, mas com uma capacidade intelectual fora do comum, para uma criança da sua idade. Esta professora teve de enfrentar, desde logo, o enorme desafio de ultrapassar uma difícil barreira: esta criança não fala e reage agressivamente a tudo que lhe é proposto. A ligação próxima que a professora consegue estabelecer com a criança, faz com que esta se torne sociável e mais madura. Com o aproximar do fim do livro, verifica-se o quanto o leitor também se sente mais próximo desta criança que, apesar dos seus 6 anos, tanto tem a ensinar... O fim, em nada nos surpreende... apenas comove.

Parti, agora, à descoberta de Tiago Rebelo...

Nenhum comentário: