terça-feira, 25 de março de 2008

Long Weekend

Fim-de-semana prolongado, mais tempo disponível para pôr em dia os filmes que tenho (constantemente) em fila de espera, o que acabou também por ajudar a passar o tempo...


Shoot 'Em Up
[Atirar a matar]
O solitário Mr. Smith (Clive Owen), um atirador nato, vê-se obrigado salvar um recém-nascido, que o vilão Hertz (Paul Giamatti) procura a todo o custo, para... matar. Meretriz de profissão, DQ (Monica Bellucci), é convidada por Smith a ser ama de leite do pequeno recém-nascido.
Porquê perseguir Smith? Porquê perseguir um recém-nascido?

O filme, não é muito mais que isso. A perseguição de um recém-nascido e consequente perseguição de quem o guarda. A questão mal resolvida entre a prostituta e Smith, que os fez unirem-se como pais desta criança.
Tiros, muitos tiros. Balas e armas para todos os gostos. Saltos acrobáticos, mortes em série, cenas cómicas, muitas cenas cómicas mesmo no meio de tanta violência; uma esposa chata que não pára de ligar par ao telemóvel do marido e um bebé vestido de colete anti-balas e uma meia no lugar de gorro. Estranho? No mínimo... Do you know what i hate?

Vai uma cenourinha? It's good for your eyes! :P

Trailer


Realizador Michael Davis
Elenco Clive Owen, Monica Bellucci, Paul Giamatti
Nacionalidade EUA, 2007


Requiem for a Dream
[A vida não é um sonho]
E de facto, não é. Que o digam as quatro personagens principais deste drama que é a vida de obsessão. Por um lado Sara Goldfarb (Ellen Burstyn), uma viúva (?) solitária, ocupa o seu tempo de solidão a ver programas de TV. Harry Goldfarb (Jared Leto), filho toxicodependente de Sara, sai de casa na busca de uma vida melhor, junto da sua namorada Marion (Jennifer Connelly), igualmente toxicodependente. Para isso procuram a via mais fácil de obter a estabilidade financeira de que necessitam, a venda de droga. Aliam-se a Tyrone (Marlon Wayans) que, para além de partilhar com o casal a amizade e o uso das drogas, ainda possui contactos importantes, para o futuro negócio.
Quatro personagens, quatro visões do que poderá tornar a vida um pesadelo, quando se procura desesperadamente um sonho.
Sara Goldfarb, convidada a participar num programa de televisão, entra num processo de preparação que inclui uma rígida dieta. A espera e a toma crescente de medicamentos de emagrecimento tornam-na maníaca, depressiva e obsessivamente louca.
Harry, Marion e Tyrone, num período de sorte, conseguem algum dinheiro que rapidamente se esgota. A falta de droga, a ressaca e a necessidade de vender o próprio corpo em troca de dinheiro, levam à falência da relação de Marion e Harry.
As vidas paralelas de quatro pessoas, marcadas pelos seus vícios e aos quais se rendem à destruição e derrota dos sonhos.
O crescendo da obsessão e loucura, aceleram o ritmo das cenas, conseguindo passar para o espectador a intensidade psicológica da vivência das personagens.
Apesar de ser já de 2000, continua um tema bastante actual. Recomenda-se.

Trailer


Realizador Darren Aronofsky
Elenco Jared Leto, Ellen Burstyn, Jennifer Connelly e Marlon Wayans
Nacionalidade EUA, 2000


The Darjeeling Limited
A avaliar pelas personagens ridículas, este filme tinha tudo para ser um bom motivo para rir. Nada disso. Trata-se de uma comédia, dramática, com um misto de aventura.

Um ano após a morte do pai, três irmãos norte-americanos Whitman (Francis, Peter e Jack; Owen Wilson, Adrien Brody e Jason Schwartzman, respectivamente) reencontram-se para aquilo que, supostamente, seria uma viagem de "busca espiritual", para além do reatar dos laços familiares que os uniam, com o objectivo final de reencontrar a mãe, agora "Irmã Patricia Whitman" (Angelica Huston).

A viagem de comboio pela Índia, descarrilou do seu objectivo principal e acabou no deserto. Perdidos com as malas que continham os pertences do falecido pai, prontos para o ajuste de contas entre os irmãos, e destes com as suas próprias vidas, nasce entre entre eles alguma da (natural) fraternidade quando reencontram, finalmente, e temporariamente, a mãe. Viúva que se tornou freira e dedicou o resto da sua vida a ajudar quem mais precisava.
Quando estava tudo preparado para o regresso à América, onde outras preocupações os aguardavam, o seu destino empurrou-os para o início de uma nova viagem, não planeada.
A busca espiritual, a meditação, as cores, a ridicularização do turista em terras estranhas. De tudo um pouco nesta aventura. Consegue-se esquecer o ridículo das personagens e criar alguma empatia com os dramas de cada um. Mesmo ridículo, chega a comover.

Trailer



Realizador Wes Anderson
Elenco Owen Wilson, Adrien Brody, Jason Schwartzman, Angelica Huston, Bill Murray e Natalie Portman
Nacionalidade EUA, 2007

Nenhum comentário: